Qual é o sintoma de trombofilia?
A trombofilia é uma condição em que pessoa tem maior facilidade para formar coágulos de sangue, aumentando o risco de problemas graves como trombose venosa, AVC ou embolia pulmonar, por exemplo. Assim, pessoas com esta condição normalmente apresentam inchaço no corpo, inflamação das pernas ou sensação de falta de ar.
O que é a trombofilia?
O dr. Alex Sander Ribeiro, coordenador do Complexo de Emergências do CHN, explica que a trombofilia é uma predisposição para a formação de coágulos de sangue. “Em outras palavras, é um estado que aumenta os riscos de problemas como trombose venosa, AVC ou embolia pulmonar”, esclarece.
O que a trombofilia pode causar na gravidez?
Corival Castro – As Trombofilias estão associadas à uma maior morbimortalidade materno-fetal. Podem causar abortamentos de repetição, insuficiência placentária levando ao crescimento fetal retardado, sofrimento e óbito fetal, doença hipertensiva da gravidez e aumento do risco de tromboembolismo materno, dentre outras.
Quais os sintomas de trombofilia na gravidez?
A maioria dos casos de trombofilia na gravidez não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto algumas mulheres podem apresentar:
- Inchaço que acontece de uma hora para outra;
- Alterações a pele;
- Alterações no crescimento do bebê;
- Falta de ar ou dificuldade para respirar, o que pode indicar embolia pulmonar;
Qual o nome do exame que detecta trombofilia?
Os kits da XGEN Fatores de Coagulação Relacionados às Trombofilias apresentam rapidez e sensibilidade para o diagnóstico e permitem identificar diversos fatores de coagulação relacionados à trombose através da metodologia de PCR em Tempo Real.
Qual o valor do exame de trombofilia?
Fator V de Leiden – G1691A – R$189,00 – Labi Exames.
O que é uma gravidez com trombofilia?
A trombofilia é uma predisposição para desenvolver doenças tromboembólicas. Ou seja, aquelas em que há a formação de coágulos (trombos) na circulação sanguínea arterial ou venosa.
Qual o tipo de trombofilia mais grave?
A deficiência de antitrombina é um tipo bastante grave de trombofilia. O risco de ter um coágulo de sangue varia entre as famílias, mas pode ser aumentado em 25 a 50 vezes o risco normal.
Quem tem trombofilia pode abortar?
Pode ser adquirida ou hereditária. Ser portador não significa estar doente e tão pouco que irá sofrer abortos, apesar de que padecer de trombofilia pode em alguns casos levar episódios de abortos de repetição e complicações durante a gravidez.
Pode fazer exame de trombofilia na gravidez?
Segundo as diretrizes, somente mulheres com histórico familiar de trombofilia descoberta na gestação ou doenças tromboembólicas, como o tromboembolismo e a trombose venosa profunda devem fazer a pesquisa. A partir de três abortos espontâneos, o exame também pode ser solicitado.
Qual exame detecta trombofilia na gravidez?
A trombofilia é diagnosticada por meio de exame de sangue, que procura as mutações genéticas relacionadas à coagulação sanguínea. Além disso, outras alterações autoimunes fazem o organismo produzir enzimas que atuam na coagulação e também aparecem no resultado.
Quando investigar trombofilia na gestacao?
A investigação. Segundo as diretrizes, somente mulheres com histórico familiar de trombofilia descoberta na gestação ou doenças tromboembólicas, como o tromboembolismo e a trombose venosa profunda devem fazer a pesquisa. A partir de três abortos espontâneos, o exame também pode ser solicitado.