O que significa a sigla DRE?
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.
O que é DRE em finanças?
Tecnicamente, é um demonstrativo contábil aplicado dentro do regime de competência para mostrar como é formado o resultado líquido do exercício (normalmente do ano), por meio da comparação entre receitas e despesas. A DRE apresenta a síntese dos resultados das atividades operacionais e não operacionais da empresa.
O que faz parte da DRE?
Traduzindo, DRE nada mais é do que um relatório que demonstra de forma resumida as operações realizadas pela empresa. Nele são confrontadas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.
Como é composta a DRE?
A DRE é composta das contas de Resultado, ou seja, contas classificadas como Receitas e Despesas. A DRE vai nos mostrar se obtivemos lucros ou prejuízos, comparando e analisando a relação entre as receitas e as despesas.
O que é análise de DRE?
A análise da DRE deve servir para identificar os altos e baixos financeiros de uma empresa, além de verificar onde os lucros se fazem maiores. Também permite compreender os resultados negativos daquele negócio, indicando os erros e acertos, possibilitando identificar o desempenho dos processos para obter melhor lucro.
O que compõe a demonstração do resultado do exercício?
A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contabilística dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido devendo ter alterações em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.
Como fazer a leitura de uma DRE?
5 passos para fazer uma DRE
- Siga um modelo de estrutura. O primeiro passo para fazer uma DRE é seguir uma estrutura base.
- Calcule a Receita Líquida. Inicie calculando a Receita Líquida do período.
- Calcule o Lucro Bruto.
- Desconte as despesas operacionais e financeiras.
- Encontre o Resultado Líquido.
Como fazer a demonstração do resultado do exercício?
O modelo DRE que sua empresa deve seguir é:
- Receita bruta. (–) deduções.
- = receita líquida. (–) custo de mercadoria ou serviço vendido.
- = lucro bruto. (–) despesas com vendas. (–) despesas administrativas.
- = resultado operacional líquido. (–) despesas extra operacionais.
- = resultado antes IR e CS. (–) provisões IR e CS.
O que entra nas deduções da DRE?
O que são deduções na DRE? As deduções sobre vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.
São componentes da Demonstração do Resultado do Exercício?
Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter:
- A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos.
- A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.
Quais as principais informações contidas no DRE?
Para compreender a estrutura da DRE, é importante saber quais as informações contidas em cada uma de suas linhas. A construção da DRE se dá a partir dos valores referentes à receita bruta de vendas e serviços prestados pela empresa, suas respectivas deduções, os impostos incidentes e seus abatimentos.